Com base no Censo de 2010, o Nexo Jornal desenvolveu uma série de cartografias do Brasil que revelam porções do território densamente ocupadas e urbanizadas, outras praticamente desertas. Para o levantamento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE divide o país em cerca de 13 milhões de quadrados de aproximadamente 40 mil m² e contabiliza o número de habitantes em cada um deles.
- Mapa interativo mostra a densidade populacional de todas as cidades do mundo
- As veias do Brasil: arco-íris das bacias hidrográficas do território nacional
Os mapas então confeccionados pelo Nexo mostram, por exemplo, as porções do território onde não vive ninguém. Nesta cartografia, especificamente, pode-se ver, por exemplo, que o estado do Amazonas é aquele com a maior proporção de área desabitada, seguido de perto pelo Amapá e Roraima. Em contrapartida, outro mapa revela que Espírito Santo, Distrito Federal e Sergipe são os estados cujos territórios são mais amplamente ocupados - dois deles no litoral e outro definido em torno da capital federal.
De acordo com o Censo de 2010, toda a população brasileira estava concentrada em apenas 16% do território nacional, em grande medida na faixa costeira. A região centro-oeste e norte do Brasil apresentava um grande vazio em termos de ocupação territorial.
Veja os mapas e análises produzidos pelo Nexo Jornal a partir dos dados do Censo de 2010, aqui.